sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

 RESUMO, RESENHA E RESENHA CRÍTICA 

RESUMO - Entende-se por resumo um texto que sintetiza, ou seja, traduz em poucas palavras, ou poucas linhas do que se trata determinado livro. O resumo nos permite visitar o conteúdo de um livro que lemos, e ter uma ideia geral sobre ele, no entanto, sem precisar ter que lê-lo todo novamente. Para  escrever o resumo, não deixe de mencionar o nome do autor(es) e do livro do qual o resumo trata; lembre-se de fazer anotações e não esquecer as informações mais importantes; pode-se fazer uma lista dessas informações, e depois usá-las para escrever o texto.                                                                        

RESENHA. Na resenha deve-se descrever uma determinada obra/livro. Como assim? O leitor de resenhas quer saber não somente do que se trata um livro, mas quer ter mais informações técnicas sobre o mesmo. Na resenha, semelhante ao resumo, não se deve dar opinião, mas simplesmente descrever os aspectos físicos e o conteúdo de modo objetivo/descrito, sem elogiar ou criticar estes aspectos. O julgamento deve ficar por conta do leitor. Uma boa resenha deve despertar o interesse do leitor em ler o livro, no entanto, sem influenciar em sua apreciação.   Deve-se indicar a faixa-etária (idade) e os tipos de público que poderiam se interessar por seu conteúdo, bem como autor, obra, editora, ano de publicação, número de páginas, entre outras informações que julgar importantes.           

RESENHA CRÍTICA. Este gênero difere do anterior (Resenha) pelo fato através dele se emitir um juízo de valor, ou seja, por dar opinião a respeito de uma obra. Mas não se trata de uma opinião vazia do tipo "gostei ou não gostei", "é legal", "é interessante". Deve-se apontar o que o agradou ou desagradou, bem como explicar o porquê, ou seja, justificar, fundamentar. Por exemplo, "não gostei da obra Grande sertão:veredas porque seu autor usa muitos neologismos (palavras inventadas), o que torna a narrativa  mais lenta, pois tens que tentar deduzir o que significam. A mesma característica acima criticada por um resenhista poderia ser elogiada por outro, que diria "o livro é excelente, e o autor muito criativo, chegando a inventar palavras que nos levam a refletir, embora tenhamos que parar para pensar em seus prováveis significados".  Seja para fazer uma crítica positiva ou negativa, o autor (resenhista) deve ter conhecimento técnico sobre o aspecto que o agradou ou desagradou. Em se tratando de uma obra  literária estas podem ser: a linguagem, o enredo (história), os personagens, a qualidade da tradução (quando o livro é estrangeiro), a qualidade do material (o acabamento, o designe) do livro físico, as imagens ou ilustrações. Em suma, a Resenha Crítica exige mais do que um resumo (descrição) ou resenha(descrição e informações técnicas), e pode sim, influenciar ao leitor que deseja ler uma determinada obra e busca informação antes de iniciar esta leitura, pois faz uma análise e cotejamento.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário